Manual das unhas bonitas

Acho que a pergunta que mais recebo aqui no blog e nas redes sociais é sobre como fortalecer as unhas. E tem tanto mito nesse meio que resolvi fazer um post com o meu conhecimento em Esteticismo e minha experiência pessoal.

DSCN0564

Primeiro: UNHAS NÃO ABSORVEM NUTRIENTES. A unha nasce na matriz germinativa, onde estão as células-mães que produzem o tecido. Logo que deixam a matriz, essas células MORREM, são empurradas para a frente e formam a lúnula (popularmente chamada de meia-lua), que é mais branca por ser composta de células novas. Em seguida, a unha ganha queratina e outras proteínas, ficando rosada e mais dura para proteger os dedos.

cuticulas 102

Resumindo: células mortas não absorvem nutrientes e, portanto, não acreditem em bases fortalecedoras. No máximo elas vão proteger as unhas, deixando-as mais grossinhas enquanto você estiver usando a tal base. Tirou a base, a unha continuará exatamente como é, sem nenhuma alteração. Portanto, esse lance de botar cravo, alho, formol, Super Bonder ou qualquer outra bizarrice dentro da base pra “fortalecer a unha” não passa de lenda. Fico doida quando alguma cliente minha chega com base com formol que foi indicada por dermatologista… A base serve somente para proteger as unhas dos pigmentos dos esmaltes, evitando que as unhas fiquem manchadas. E, sinceramente, nem ligo se minhas unhas estão amareladas devido à pigmentação dos esmaltes: nunca uso minhas unhas ao natural mesmo! hehehehe

cuticulas 117

Segundo: UNHAS NÃO RESPIRAM. Como já expliquei, unhas são células mortas e, portanto, não respiram. Essa história de ficar sem esmalte por uns dias é pura lenda e digo mais: o esmalte protege a superfície da unha, quando se está sem esmalte, as chances de se esbarrar as unhas em algum lugar e lascá-las é muito maior do que se estivessem esmaltadas.

243336_195291937270013_1643489149_o

Terceiro: PROCURE UM NUTRICIONISTA. Foi minha nutricionista que pediu uns 40 exames de sangue e verificou todas as vitaminas do meu corpo, identificando exatamente quais estavam abaixo no nível indicado. Assim, suplementei apenas as vitaminas necessárias (no meu caso, B12, zinco, ferro, selênio, cobre, etc). A diferença na minha pele, cabelos e unhas foi evidente após a suplementação. Se as unhas estão fracas, pode apostar que há outros problemas no seu organismo e suas unhas estão te dando um sinal, melhor prestar atenção nesses sinais!

carimbo 051

Quarto: CUIDE DAS CUTÍCULAS. Elas são a proteção das unhas e devem ser hidratadas, não cortadas! Olhem como eram minhas unhas e cutículas na época em que eu as cortava (desculpem pela foto desfocada!):

20120802-104905.jpg

As unhas pareciam enterradas na carne e nunca cresciam muito, pois eu apertava tanto a espátula nas cutículas que criava tipo uma “valinha” na unha… Com o crescimento, essa deformação chegava nas pontas e acabava quebrando… Minhas unhas eram bem onduladas, sem contar que sempre tinha um “bife”…

Foi quando decidi me dedicar ao uso de Bepantol todas as noites, assim:20120802-010332.jpg

Não achei nenhum hidratante melhor que Bepantol até hoje. No começo aplicava todas as noites e achei que minhas cutículas iam “dominar o mundo”, pois o organismo ainda tinha a memória da agressão que sofria e “se defendia” criando ainda mais pele… É a fase em que a paciência é fundamental! Olhem que cutículas grossas!

20120802-011442.jpg

 

Depois de algum tempo, o resultado vale a pena! Olhem a diferença!

DSCN1267-editada


 Continuo aplicando Bepantol pelo menos 2 vezes por semana e uso hidratantes sempre que lavo as mãos. Fiz um vídeo mostrando como “tiro” as cutículas hoje em dia aqui:

Enfim, unhas bonitas são uma combinação de nutrição + esmaltação + hidratação.

Não existe milagre, existe persistência!

Espero que tenham gostado das dicas!

Anúncios

24 comentários sobre “Manual das unhas bonitas

  1. Oiii Melissa, suas unhas são lindas e parabéns pela criatividade demonstrada, amo seus tutoriais !! As minhas são muito quebradiças, parecem papel de tão fininhas e foi somente depois que eu comecei a hidratá-las, com creme mesmo, que elas ficaram fortes e cresceram !!!

    Curtir

  2. Olá Melissa,

    Comentei no IG e faço questão de comentar aqui também. O seu blog me ajudou muito a tomar a decisão de parar de tirar a cutícula. Tenho alergia a esmalte e gastava a miro grana comprando os importados antes de a colorama investir nos esmaltes 3free. Moro no Rio, na zona sul, onde fazer a unha é uma pequena fortuna e já estava meio de saco cheio de a minha cutícula crescer muito e sempre ressecada. Comecei a hidratar bastante com bepantol a noite e durante o dia uso bastante creme e já vejo o resultado com um mês. A cutícula cresceu mas já está bem menor e menos ressecada, em alguns dedos parece que nem tem cutícula. Estou amando e só retiro com o alicate as laterais, como vc mostrou no seu vídeo. Essa semana esmaltei sozinha e amei o resultado.

    Super obrigada por compartilhar a sua história! Estou tentando convencer a minha mãe e embarcar nessa comigo.

    Beijo

    Curtir

    • Ai, Cacau! Que delícia ler o seu relato!!!
      Fico tão feliz em poder ajudar outras pessoas com a minha experiência! Sei muito bem o quão gratificante é ter cutículas hidratadas e unhas saudáveis!
      Tenho certeza de que em breve sua mãe vai se convencer também!

      Beijooo

      Curtir

  3. Melissa…. é a primeira vez q apareço aqui no seu blog e ja achei td lindooo…. o bepantol q vc usa é a pomada ou aquele bepantol derma???? Amei sua dica, pois eu tenho muita cuticula e demoro um tempao pra fazer e sem falar q sempre tiro vários bifes…. bjuuu

    Curtir

  4. Amei o post, Melissa!
    Ja tentei parar de tirar as cutículas (fiquei 5 meses sem tirar) e não aguentei.. Voltei a tirar :/
    Mas agora estou parando de novo e vou persistir na hidratação! Vou ter mais paciencia pra fazer valer a pena e ficar igual as suas 🙂
    Adoro o blog! Acho vc muito explicativa e atenciosa, e isso é o que faz as leitoras te acompanharem!
    Beijos e parabéns!

    Curtir

  5. Ah!! Esqueci de uma coisa que ia perguntar! Vc dá uma empurradinha na cutícula quando passa bepantol? Li que era bom dar uma empurradinha de leve todos os dias.. O que vc me diz?

    Curtir

  6. Oi Melissa, adoro ver teu blog, teus posts no PPF (onde te conheci), e principalmente o Instagram pela Amandinha… 🙂 Bom, sou tua fã, se eu morasse perto de ti com certeza ia querer te conhecer. Só queria uma dica para fazer meu esmalte durar mais nas unhas, se tu usa algum topcoat diferente, a minha dura só 2 dias. 😦 Um grande beijo pra ti querida e talentosa.

    Curtir

  7. Oi Melissa! Comigo tbm foi assim, sempre tirei a cutícula, e mesmo sabendo que não é o certo não me imaginava fazendo a unha sem tirar. Comecei a hidratar como vc ensina no Blog e já melhorou bastante aquele aspecto de unha “por fazer” que fica depois de uns 5 ou 6 dias após fazer a unha! Agora me diz como vc consegue passar o Bepantol assim tão perfeitinho, somente nas cutículas mesmo? Eu uso mas não consigo fazer assim….
    Seu blog é muito inspirador mesmo!
    Parabéns e tudo de bom! 🙂

    Curtir

    • Que bom que vc já aderiu! Melhor coisa pra saúde dos seus dedinhos! hehehe
      Então, não é que eu passe certinho, passo empurrando com o dedo para cima, aí acumula na cutícula, mas meleco o dedo quase até a segunda falange! hehehe! Desse jeito o bepantol fica bem acumuladinho nas cutículas! 😉
      Beijooo

      Curtir

  8. Oi Melissa! Acompanho sempre seu blog, e estou há 2 meses sem tirar minha cutícula, hidrato religiosamente a noite, intercalo bepantol com a cera da granado, e ainda uso o bio oil de vez em quando, quando me lembro durante o dia passo a cerinha que tenho no meu trabalho, lendo o post fiquei aliviada em saber que tem uma fase do processo que a cutícula aumenta, pois a minha tá enorme, em vez de diminuir parece que está aumentando, mas não vou desistir, apesar disso, minha unha já está bem mais forte e sem ondulações… já convenci minha sobrinha de 15 anos que nunca tirou a não tirar, só hidratar! 😉 Parabéns pelo seu trabalho e por compartilhar!

    Curtir

  9. Oi Melissa!!
    Adorei o video!! Não tiro minhas cuticulas tem uns 4 anos. Faço exatamente desse jeito, só gosto de usar uma escovinha de unhas bem molinha pra tirar o amolecedor depois de empurrar a cuticula com a espátula.
    Adoro seu jeito de esmaltar. Algum dia chego lá, ainda sujo muito os dedos RsRs.

    Bjos

    Curtir

  10. Olá Mel *-* ameiii seu blog, ameii as dicas de unhas.. Vc eh um amor de pessoa.. Obrigada por ser tão querida e atenciosa com todas nós Meninas *-* bjãoooo

    Curtir

  11. Oi Melissa, tudo bem?
    Adorei o post!
    Parei de tirar as cutículas tem uns 2 meses e estão bem grossas como na penúltima foto!
    Só queria saber quanto tempo demorou entre o resultado da penúltima e última foto???
    bjs
    Claudia

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s