Sobre a polêmica dos testes em animais

Como não me manifestar sobre esse assunto? 

Pra quem ainda não sabe, sou vegetariana desde 2007 e a partir de hoje, 21/10/2013, vegana. E pra quem não sabe, isso quer dizer que não consumirei mais nada de origem animal, incluindo ovos e laticínios. Porque não consigo mais fazer parte de uma indústria tão cruel. Acho que o estopim foi o caso dos beagles, que gerou tanta comoção nas redes sociais. Era uma decisão que eu estava pra tomar há algum tempo e que só me trará benefícios, tenho certeza. Não será fácil abandonar o chocolate e a maionese, mas tenho certeza de que viverei muito melhor sem isso. E de quebra ainda perco esses quilinhos extras! hehehe

Sobre os testes e animais, tenho opinião bem contundente. Sinto muito que algumas pessoas não enxerguem assim, mas espero que um dia mais gente entenda que não somos superiores a nenhuma outra espécie deste planeta e, portanto, não temos direito de causar sofrimento a nenhuma delas, seja com qual propósito for.

Se já temos um banco de dados enorme e várias empresas conseguem fabricar produtos maravilhosos sem necessitar de novos testes (O Boticário, Contém 1 grama, Urban Decay), não vejo o porquê de continuar testando substâncias novas. Não acho que a vida de qualquer outro animal no planeta seja inferior a minha. Não preciso de um creme novo pra rugas em troca de anos de sofrimento de milhares de animais. Não acho que um novo remédio para o câncer em humanos justifique o cárcere perpétuo e morte de nenhum outro animal. Se não morrermos de câncer, vamos morrer de outra coisa. É a lei da vida e a única certeza que temos. É claro que todo mundo procura bem estar e longevidade mas, de alguma doença, teremos de padecer, certo?

Alguém realmente se acha tão especial que mereça que milhares de animais sofram uma vida inteira e morram pra que vc tenha um remedinho e pra que morra mais tarde? É muito egocentrismo! Desculpe o desabafo… Mas não me acho realmente superior a nenhuma outra criatura deste planeta. E estou aqui para causar o mínimo de impacto possível!

Mesmo que seja pra cura do câncer, sou contra os testes em animais. Simplesmente porque não acho que nenhuma vida seja inferior a minha (sei que tá repetitivo, mas é o que penso!) e não vejo justificativa para animal nenhum viver encarcerado, sem ver a luz do sol a vida inteira, sendo picado, esfolado e mutilado (seja um cão, um macaco, um coelho ou um camundongo) para que seja criada mais uma droga para a humanidade. Que invistam em pesquisas com células in vitro e cobaias humanas. Quando os nazistas usaram judeus para pesquisas, houve avanço na ciência e nem por isso se justificava. É imoral e ponto. Pois pra mim, as pesquisas envolvendo outras espécies animais são tão imorais quanto. Ratos têm uma vida social e organizacional muito semelhante a nossa. Por que teríamos o direito de utilizá-los como simples cobaias por toda uma vida?

Entendo que os testes em animais tenham sido benéficos para o ser humano por muitos anos, assim como a escravidão tbm foi e até mesmo o nazismo. Mas do mesmo jeito que não se justificavam os últimos 2, não se justificam mais, em pleno século XXI e com um banco de dados enorme, que continuem com tais testes.

 Vc seria feliz se passasse sua vida inteira trancado num laboratório tomando remédios e injeções? Sem maus tratos, só trancado, sendo picado, tomando remédios e tendo efeitos colaterais… Vc faria isso com um amigo seu? Um familiar? Um judeu? Um negro? Um branco? Um ser humano qualquer? E não achas que submeter outra espécie a uma vida assim é se achar superior a ela?

Pesquise sobre “teste draize”. E sim, eu quero que os testes sejam feitos em humanos. Se são tão inofensivos e nada cruéis como falam, por que não?!

 

O que podemos fazer agora é lutar pela mudança na lei e boicotar as empresas que testam em animais. 

Aqui a lista completa das empresas que NÃO TESTAM em animais: http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm

Se o fabricante do produto que vc usa não está nesta lista, faça sua parte! Boicote e deixe que a empresa saiba disso! entre em contato com o SAC, mande e-mail, telefone. Só assim podemos forçar essas empresas a mudar essa postura medieval!

Pra quem quiser mais informações sobre o assunto, aqui tem bastante: http://www.pea.org.br/crueldade/testes/

Anúncios

11 comentários sobre “Sobre a polêmica dos testes em animais

  1. Então vc não deve tomar nenhum remédio quando fica doente, não deveria nem mexer em computador, não usar filtro solar entre outras coisas, todas essas coisas foram testadas em animais a tinta que foi usada no seu micro, celular e várias outras coisas que vc utiliza.

    Curtir

    • Sandra, não é pq o carro polui que vc simplesmente deixa de usar, mas procura reduzir, certo? Eu uso computador, sim, pq não moro no meio do mato. Nem por isso vou deixar de lutar para que os processos da indústria mudem. E não é pq produtos já foram testados em animais algum dia que precisam continuar sendo. Minhas maquiagens e produtos de beleza, incluindo protetor solar, são cruelty free. Há muitas opções no mercado, não preciso usar produtos de empresas que promovem crueldade. Sobre remédios, realmente só tomo como última alternativa e, levando um estilo de vida saudável, posso te dizer que não costumo precisar de remédios mesmo. Teu discurso parece conformista demais para o século XXI. Seja a mudança que vc quer ver no mundo. Toda mudança começa em nós mesmos e se não fosse alguém um dia questionar esses métodos, não teríamos a União Européia hoje com uma lei tão rigorosa impedindo os testes em animais. Se vc se conforma em seguir a manada, beleza, a escolha é sua. Mas não critique quem está lutando pra mudar o mundo, mesmo que agora seja só uma gotinha d’água no oceano. Os vegetarianos já são 30% da população da Europa, por exemplo. Acho que de gotinha em gotinha, já estão mudando o mundo, né?! 😉

      Curtir

  2. Essa é uma questão muito delicada, pois trata-se de opinião e todos tem a sua própria. A minha é , infelizmente, diferente da sua porque queria muuuuuuuito ter essa força de vontade de comer o que você come, e evitar de comer o que eu como. Pensemos assim: o que o Homo sapiens, ou até antes disso, comia? Se eles tivessem comido folhas e evoluíssem comendo folhas, nós provavelmente comeríamos folha hoje em dia, não? Se você não acredita nessa história de evolução, que tal Adão e Eva. Eles também evoluíram comendo folhas e verduras até sermos quem somos hoje? Comer carne, é uma lei da vida também pois trata-se de sobrevivência. Bom, eu vejo assim né. Se todo o gado da face da terra acabar, o quê iremos comer? Cavalos. Se todos os cavalos da face da Terra acabaram, o quê iremos comer? Sei lá, tubarão. Se todos os tubarões da face da Terra acabarem… Entende? É a lei da sobrevivência. Um ciclo que não tem como parar… Entendo que você escolheu ser vegana mas, duvido que se acontecer algum acidente que envolve isolamento, se aparecer um rato, ou uma cobra ou até mesmo um pássaro você não iria matar pra saciar a fome pra não ter que comer terra ou beber água do mar hehehe

    Enfim… Eu fico muito chateada de ver a quantidade de barbaridade, crueldade que humanos fazem com animais e até com próprios humanos. Acho repugnante e decepcionante fazer parte de uma raça como essa. Porém, se cometemos atos baixos hoje, imagino que seja pra algum avanço futuro.

    É chato dizer mas, e se sua mãe tiver câncer? Você deixa-la num hospital até a doença tome conta dela totalmente? Ou até sua cachorrinha, seu namorado, filha, filho… Não quero ser rude, jamais. Como disse anteriormente, é uma questão que trata-se de opinião. Eu entendo a sua e só vim aqui expor a minha 🙂

    Eu gosto MUUUUITO das suas formas de pintar unhas 😀 Até te citei no meu Instagram hehehe
    Um beijo enorme. Admiro muito o seu trabalho e suas opiniões.

    Curtir

    • Oi, Bianca! Respeito sua opinião! Aqui é um espaço democrático e estou aberta a ouvir todos os lados! Eu realmente acredito que o consumo de carne foi primordial para o desenvolvimento da raça humana, só acho desnecessário que continuemos consumindo hoje em dia. Está mais do que provado que não é mais uma necessidade (afinal, eu e tantos outros vegetarianos e veganos estamos aqui, vivinhos da Silva! hehehe), da mesma maneira que não precisamos mais de dente siso, apêndice, cóccix… Nós evoluímos. Da mesma maneira, acho que a ciência evoluiu muito usando experiências com animais, só acho que agora já tá mais do que suficiente. A ciência também evoluiu durante o Nazismo, quando fizeram experiências com judeus, nem por isso uma barbaridade como aquelas se justifica. É imoral. Acho que questões extremas, de sobrevivência, são diferentes… Já viu aquele filme “As Aventuras de Pi”? Ele é vegetariano, mas está no mar, quase morto, mata um peixe e come, chorando, mas come. É sobrevivência. Mas na vida “normal”, não precisamos disso, né?! Vamos ao mercado e encontramos centenas de opções de alimentos sem crueldade, por que continuar comendo vidas? Mas bem, é uma escolha pessoal e deve ser feita de coração, divulgo esse tipo de informação para que mais pessoas se encorajem a tomar esse passo, que se sintam incentivadas a seguir uma vida com o mínimo de sofrimento possível. É claro que não deixo de tomar um remédio quando necessário, mas é sempre a última alternativa. Não tomo remédio para gripe, por exemplo, pois ela tem um ciclo e vai passar apenas com boa alimentação e líquidos. Também só tomo as vacinas que são obrigatórias. É um estilo de vida e tem funcionado pra mim! Obrigada por interagir, é sempre bom ler as opiniões alheias! E se vc não deixar de comer animais, mas reduzir, já será ótimo! E se deixar de comprar produtos testados em animais, melhor ainda! Se cada um fizer o que conseguir, o mundo ganha! 😉 Beijooooo

      Curtir

      • Você tem razão… Não há mesmo mais necessidade dessas medidas que nós humanos tomamos.

        E eu vi o filme sim, e também pensei exatamente isso na cena. Foi triste mas, é, sobrevivência é algo extremo que requer medidas extremas.

        Obrigada por compartilhar o que sente. Faz bem e tenho certeza que pessoas vão crescer depois disso. Pode ser poucas, mas como você mesmo disse, de gota em gota podemos mudar o mundo =D

        Beijooss ;**

        Curtir

  3. Já que é um espaço democrático, penso da seguinte forma: Enquanto continuarmos achando que somos de alguma forma superiores aos outros animais o mundo será um pouco pior a cada dia. Hj são os cachorros, coelhos, ratos, vacas, galinhas… E amanhã? Quem garante que não serão as crianças, os idosos, os doentes… eu ou vc? Para onde queremos ir e de que jeito queremos chegar lá? Os fins agora justificam os meios? A que preço temos à nossa disposição medicamentos, cosméticos, carne, leite e tantas outras coisas? Vc acha justo esse preço? A carne precisa ser temperada e passar por algum processo de cozimento para que possamos come-la. Vc já se perguntou o por quê disso? O leite precisa ser fervido ou pasteurizado para que possamos consumi-lo com segurança? E vc nunca se perguntou por quê? Eu falo por mim: eu acordei. Tarde, mas acordei. Para onde quer que eu vá, quero chegar de consciência limpa. Errei por comprar de empresas no mínimo covardes e acomodadas, por isso já troquei a marca do sabonete, do shampoo e condicionador, do creme dental, dos produtos de beleza, de higiene da casa. Meu próximo passo é deixar de consumir produtos de origem animal. Se o mundo vai mudar, eu não sei. Mas eu já mudei.

    Curtir

  4. Amei muito seu post 🙂 queria que todos pensassem como você, o mundo seria um lugar melhor, minha alegria em saber que a população vegetariana cresce cada vez mais é enorme 🙂 sou vegetariana a 3 anos e sou muito feliz por isso, recebo criticas e piadas sobre isso o tempo todo mais não me abalo porque sei que estou certa 🙂 quero muito virar vegana e um dia sei que vou, é só dificil mudar velhos hábitos, mas não impossível 🙂
    Parabéns pelo post *—-*

    Curtir

  5. Oi Melissa. Entendo sua opinião.
    Com relação ao teste em animais por vaidade e beleza, sou extremamente contra. Acho repugnante.
    Porém, quando se trata de medicamentos, é uma coisa bem diferente, pois todos os seres existentes na Terra, possuímos o Sistema Imunológico, ou seja, com banco de dados ou não, isso fica bem complicado mesmo assim. Um remédio que pode ser bom para mim, pode fazer mal a você, devida a formulação e a resposta imune de cada organismo.
    Neste caso, eu sou a favor de testes sim, pois são para benefício!
    Algumas pesquisas são realizadas até mesmo em Seres Humanos, que são 100% voluntários e não ganham absolutamente nada por isso, onde tem total consciência dos riscos e benefícios.
    Outra, animais de laboratórios, não são animais achados na rua, são animais manipulados dentro do laboratório.
    Enfim… Compreendo sua revolta e repugnância sobre. Mas também é necessário entender que, se não fossem testes como estes, não teríamos a qualidade de vida que temos hoje. Sendo isso, feito em forma de manipulação tanto em seres humanos quanto em animais.
    Eu espero que um dia possa existir um meio em que os efeitos não precisem ser causados a seres humanos ou animais, pois alguém vai criar varias fitas genéticas do sistema imunológico de forma artificial, mas enquanto isso não acontecer, temos que entender a necessidade disso, não sendo obrigado a concordar!

    Um abraço, Larissa

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s